AULAS ONLINE: treinamento corporal consciente


As aulas presenciais suspensas e não sabemos quando poderemos nos encontrar pelas salas de aula da vida...

Uma alternativa? Uma sala de aula online!

O ballet clássico (técnica Royal) oferece um excelente treinamento corporal para quem busca uma organização corporal dentro da verticalidade que promove a suspensão (elevação) a partir de seus exercícios. E por que eu falo em organização corporal? Porque toda técnica em dança requer que você organize seu corpo a partir de alguns pressupostos, pelos quais você adquire a partir do treinamento (repetição) algumas habilidades, certo? O ballet clássico é uma dentre tantas possibilidades de alinhamento corporal, que oferece momentos para você aprimorar o equilíbrio, a sustentação, a simetria entre seus membros, etc.

Nessa perspectiva, a educação somática vai lhe auxiliar a não empregar um esforço desnecessário para a realização dos exercícios do ballet! Quando você passa a entender a razão do movimento que você executa, ou seja, qual habilidade ele está acessando no seu corpo e como o seu corpo responde ao estímulo do exercício, mais do que como executá-lo, você vai entender como o seu corpo realiza o movimento. A diferença pode parecer ínfima, mas... agora, pense naquela pessoa que levanta o ombro quando faz uma elevação de pés, por exemplo? O que se costuma chamar de "vício postural", na maioria das vezes, parte de um entendimento equivocado em relação a compensação de esforço e aos vetores do movimento realizado. Tornam-se vícios indesejados, porque foram repetidos sem a devida apropriação consciente.

Então, realizo um entendimento "soma" do corpo que dança, que parte da sua imagem corporal e do seu pré-movimento expressivo, condições de todo o corpo que está no mundo para, a partir disso, colocar a técnica Royal como uma possibilidade que amplie seu repertório de habilidades.

As aulas estão pensadas, hoje, para iniciantes nessa abordagem e, por enquanto, com um encontro semanal coletivo. A progressão de nível e a frequência dos encontros são projetos para o futuro, pois essa é uma proposta formiguinha, no entendimento de que não há atalhos nesse método e a observação consciente de si, para além dos encontros, é tão significativa quanto um programa mais intenso. O ritmo é consequência do passo.

Sejam todes bem vindes!


© RITA  GUERRA por 

logo-branco.png