A COMPANHIA

A RITA GUERRA  CIA DE DANÇA é um coletivo de artistas cujo encontro aconteceu em 2018 para a criação da obra ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA (2019). Rita Guerra dirige o grupo no projeto estético em dança-teatro e cria na poética da improvisação em dança.

O elenco inicial foi formado por acadêmicos dos cursos de licenciatura em dança, teatro e música da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e, hoje, conta com artistas criadores da região metropolitana de Porto Alegre e de Bento Gonçalves/RS.

NOSSA POLÍTICA DE DANÇA

A arte é uma forma de se colocar no mundo e, por isso, as maneiras que escolhemos de "fazer dança", passam por um pensar sobre o lugar que estamos, como é esse "lugar" e como queremos que ele seja. O que nos leva a adotar:

COMPENSAÇÃO AMBIENTAL

Acreditamos no consumo sustentável e na reposição proporcional aos recursos naturais que utilizamos em nossa atividade.
Hoje nossas ações são:
1. o plantio de flora nativa segundo bioma de origem nas cidades onde realizamos apresentações;
2. o uso consciente de materiais impressos, privilegiando alternativas digitais:
2.1. nossos ingressos são em plataforma online;
2.2. o programa dos espetáculos é enviado por e-mail;
2.3. o material impresso é restrito a cartazes A3 com quantidade otimizável (menor) na escolha de pontos estratégicos de fixação.

DIVERSIDADE, PLURALIDADE E ACESSO

Somos artistas múltiplos e plurais e acreditamos na arte enquanto manifestação dessas pluralidades que compartilhamos para e com o público.

Desde a seleção do elenco por afinidade de ideias e a disponibilidade para uma gestão autônoma de si enquanto artista, muito mais do que pelo seu currículo em dança, até a escolha dos lugares de apresentações e valores de ingresso praticados, acreditamos que democratizar o acesso (de artistas e plateia) se faz na prática.

PATROCÍNIO RESPONSÁVEL

Somos uma Cia independente que não é mantida por nenhuma instituição pública ou privada para a manutenção de suas atividades.

Pensamos na colaboração, por meio de projetos de crownfounding e parcerias com empresas que sejam simpáticas aos nossos valores e apostem na arte como forma de produção e manifestação cultural, querendo agregar valor à sua marca.

Nossos patrocinadores são pensados para serem poucos e, assim, terem o retorno condizente ao seu investimento. 

Para nós, o patrocínio é a parceria que acredita em nosso projeto e, isso, independente do valor: - Não tem preço!

FICHA TÉCNICA

Direção: RITA GUERRA

Assistente de direção: LIZIANE SALVADORI

Preparação corporal: PEDRO HERENCIO

Produção executiva: SANDRA BRUÇÓ

Assistente de produção: DANIEL VARALLO 

 
 

Livre adaptação da obra literária homônima do português José Samarago (1922-2010) para a dança-teatro. A obra trata sobre aquilo que atravessa nosso contexto como artistas, como indivíduos que objetivam dizer da sua percepção de realidade a partir do movimento. O singular e o coletivo em cena.

Mistura elementos da brasilidade percebida nos corpos que compõem a obra, propondo camadas de sentido possíveis ao público para que, com humor, emoção, e a reflexão gerada a partir da dramaturgia apresentada, haja uma celebração da esperança que há em seguirmos sendo aquilo que somos, ainda que justamente por estarmos culturalmente inseridos em subjetivações tão diversas.

[OBRA ABERTA: atualizada a cada circulação]

Duração: 1h

Classificação: LIVRE

 

ALE TUSSET

Com formação em ballet clássico desde 2010, participando dos espetáculos da Aplausos Studio de Dança (Bento Gonçalves/RS) de 2011 a 2019. Participou de festivais como: Bento em Dança (RS), Sul em Dança (RS) Passo de Arte (SP), Festival de Dança de Joinville (SC) e FIDPOA (RS), nos anos de 2012 a 2019. Fez aulas com Cláudia Zaccari (ITA), Raúl Candal (ARG), Bárbara Rey (BRA), Beatriz de Almeida (BRA) e Dominique Portier (FRA). Cursa o segundo ano do ensino médio no Colégio Visconde de Bom Retiro (Bento Gonçalves/RS) e seu objetivo é fazer graduação em Dança e seu sonho é ser bailarina profissional.

ANA WOLF

Dança desde os cinco anos, iniciando no ballet clássico e jazz dance. Atualmente integra o Grupo de Dança Corpo Livre, na cidade de Teutônia/RS. Participou de festivais de dança, tais como: Sul em Dança (edição 2017), Bento em Dança (edição 2018) e Dança Bom Retiro (edições 2016 a 2019) sendo, em 2019, Bailarina Destaque desse festival.

CHARLENE UEZ

Atriz, oficineira de teatro na instituição de assistência social Casa Anjos Voluntários e projeto de diretora. Cursa o 8º semestre da Graduação em Teatro Licenciatura pela UERGS. Na universidade participou de projetos de extensão e atua em trabalho do componente curricular “Direção Teatral”, com orientação da diretora gaúcha Jezebel de Carli. Atriz do espetáculo Nosso Estado de Sítio, com direção de Marcelo Ádams, selecionado e apresentado pela convocatória a_ponte: cena do teatro universitário, promovida pelo Itaú Cultural em São Paulo, em janeiro de 2019, e pelo projeto Novas Caras, promovido pela Prefeitura municipal de Porto Alegre, em de março de 2019.

ELENA TRINDADE

Integrante do Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre em 2016 e, atualmente, integra o elenco da Tribo de atuadores “Ói Nóis Aqui Traveis" (POA/RS), realizando espetáculos como “Medeia Vozes” e “Caliban – A tempestade de Augusto Boal”. Realizou intensivo de dança contemporânea com Eva Schul e é licencianda do Curso de Graduação em Teatro: Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS.

JENIFER BERLITZ

Graduanda no 5º semestre do Curso de Graduação em Dança: Licenciatura–UERGS, atua como professora de dança no Projeto Global de Dois Irmãos. No período de 2016 a 2019 foi professora de Jazz e Ritmos na Mega Dance School/DI. Participou da oficina "Um Mergulho no Universo Clownesco - módulo I e II - ministrada por Gilbert Diniz/Tribu di Arteiros - Agosto/2018. Entre 2011 a 2012 integrou o grupo Teatro do Clã, participando de projetos como SESC-Teatro a mil; projeto Novas Caras, promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Palco Giratório POA.

KANAUà

Graduando no 4º semestre do Curso de Graduação em Teatro: Licenciatura–UERGS (2019/-1); 4º semestre do Curso de Graduação em Dança: Licenciatura–UERGS (2017/1- 2018/2) Formado em Dança Contemporânea pela Escola Preparatória Bolshoi no Brasil (2006-2009); Em Dança Contemporânea e Jazz pelo Estúdio do Corpo (2011-2013); Membro do Coletivo Galegos & Frangalhos (2017–atualidade). Foi mediador na 11° Bienal do Mercosul-Fundação Bienal do Mercosul e Sesc/RS (04/2018-06/2018).

NAIAN BANTO

Graduando do 5º semestre no Curso de Licenciatura em Música pela UERGS. Bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência  (PIBID) em 2018 até Janeiro/2020. Estagiário na Casa de Cultura Mário Quintana em 2018 até Novembro/2019. Possui experiência em dança tendo cursado quatro semestres do Curso de Graduação em Dança Licenciatura na UERGS. Foi agente cultural no Santander Cultural em 2015, tendo acompanhado a 10ª edição da Bienal do Mercosul.

VALENTINA DOUBRAWA

Graduada em Produção Audiovisual pela PUC/RS. Sua formação em dança iniciou na Escola de Ballet Diclea Ferreira de Souza, aos seis anos de idade. Estudou no teatro do COP, em Pelotas/RS e na Casa de Teatro de Porto Alegre/RS. Iniciou sua trajetória na dança contemporânea com a professora Letícia Paranhos e integrou o Grupo Experimental de Dança de POA, em 2019, participando de espetáculos como "Cru" e "Corpo estranho, Corpo meu", dirigido por Eva Schul, com quem segue estudando. Atualmente, dança tango com o professor Fabrício Alves e integra o projeto de dança de salão experimental "Avesso", com professores renomados na cena atual.

AMANDA PADILHA

Acadêmica no 4º semestre do Curso de Graduação em Dança: Licenciatura–UERGS. Atua como professora bolsista na Escola Estadual de Ensino Fundamental Adelaide Sá Brito, em Montenegro/RS, desenvolvendo e aplicando projetos de dança pelo PIBID–Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). Formada em Ballet Clássico pela Casa da Bailarina Cia de Dança (SP) em 2016. Fez aulas nessa técnica com professores reconhecidos nacionalmente, como: Cristina Helena, Fátima Cerqueira, Isolina Rabelo, Neyde Rossi e Carlla Bublitz.

ANDERSON MENDES

Estudante da Região Cruzeiro de Porto Alegre/RS. Iniciou seus estudos na Escola Preparatória de Dança José Loureiro da Silva (2017), onde segue fazendo aulas para aprimorar-se em diversas técnicas em dança, além de ser integrante da Companhia Jovem de Porto Alegre, onde atua como bailarino desde 2019.

CHRISTOFER CASTRO

Acadêmico do Curso de Graduação em Dança: Licenciatura na UFRGS. Membro da Cia de Dança Cléber Borges (2009-2016). Dançarino do grupo de danças populares Andanças (2014-2016), com participação no Festival Internacional de Danças Folclóricas "Fêtes de la Vigne" em Dijon (França-2016). Foi integrante dos grupos: Solovey-danças ucranianas (2017), Polska-danças polonesas (2017) e Tanz mit Unz-danças alemãs (2015).

FAYOLA FERREIRA

Integrante da Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta Favela desde de 2013, atuando em quatro espetáculos, entre eles “Manual do Guerrilheiro Urbano” (2019) e “O Beijo no Asfalto”, onde foi indicada ao prêmio Açorianos como melhor ator coadjuvante, em 2015. Discente do Curso de Teatro em Licenciatura pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (7°semestre). Formada em teatro pela Escola de teatro popular da Terreira da Tribo em 2016. Em fevereiro de 2018, concluiu o curso intensivo de Dança Contemporânea com Eva Schul (POA/RS). Segue em estudos práticos de: Dança Contemporânea com Eva Schul, Cadeias Musculares e Articulares – método GDS, e aulas de Butoh com Hiroshi Nishiyama e Ana Medeiros.

JÚLIA DUTRA

Técnica em agropecuária pelo IFRS/BG e dança desde os 6 anos tendo sua formação em ballet clássico e dança contemporânea. Participou de festivais de dança, de 2011 a 2019, onde fez aulas com Cláudia Zaccari (ITA), Bárbara Rey (BRA), Moacir Corrêa (BRA), Teresa Augusta (BRA), dentre outros. Compreende a dança como forma de realização pessoal e oportunidade profissional.

LIZIANE SALVADORI

Graduanda no Curso de Licenciatura em Dança pela UERGS (2017-atualmente). Integrante do projeto de extensão ESPIRAL - Educação Somática e Primeira Infância na Licenciatura em Dança, realizando encontros de Dança entre a Universidade e a EMEI em Montenegro/RS, como também a participação em Seminários de Arte - Educação e Reuniões Científicas. Atuou como professora bolsista na EEEF Adelaide Sá Brito, onde desenvolveu projetos interdisciplinares em Dança, Teatro e Performance pelo (PIBID/Capes). Artista-criadora e Assistente de Direção na Rita Guerra Cia de Dança, onde participou do espetáculo "Ensaio sobre a Cegueira". 

PEDRO HERENCIO

Arte-criador, coreógrafo, professor-facilitador e intérprete-dançarino. Arte-Educador de/em Dança em formação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Estudante de Dança(s) na contemporaneidade voltado às práticas com abordagens somáticas e criação. Integrante da Mimese Cia. de Dança-Coisa e bailarino do Ballet da UFRGS, dois projetos de extensão universitária. Estagiário do Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Porto Alegre. Possui conhecimentos em Danças Tradicionais Gaúchas e Balé. Busca enfatizar as Danças enquanto Poesias dos Corpos e, estes, por sua vez, construídos culturalmente.

© RITA  GUERRA por 

logo-branco.png